france-ciel

Uma visão geral do país

A França é o país mais visitado do mundo: 83 milhões de turistas em 2012, para uma população de 66 milhões de habitantes.
É o terceiro país do mundo em número de lugares classificados como patrimônio da humanidade. A culinária francesa entrou em 2010 no patrimônio cultural e imaterial da humanidade.

Até 2014, cinquenta e seis franceses receberam prêmios Nobel. A França tem dado várias contribuições científicas ao mundo, como atestam os nomes de René Descartes, Blaise Pascal, Lavoisier, D’Alembert, Fresnel, Pasteur, Poincaré, Becquerel, Pierre e Marie Curie. Mais recentemente pode-se citar o físico Paul Langevin e o virulogista Luc Montagnier.

A influência artística também é das mais significativas no mundo, na pintura (Monet, Rembrandt, Manet, Degas…), na escultura (Rodin), música (Ravel, Debussy, Berlioz), literatura (Molière, Balzac, Hugo, Dumas, Zola…), cinema (inventado pelos franceses Lumière).

Monet-étretat “Le Manneporte à Étretat”, Claude Monet

Seu IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) é de 0.893, correspondendo ao vigésimo mais elevado do mundo.

Em 2009 foi classificada como quinta potência econômica do mundo.

A área do país é aproximadamente igual à região sul do Brasil (Rio Grande do Sul + Santa Catarina + Paraná). O território inclui Guadalupe, a Guiana (vizinha do estado do Amapá), a ilha da Reunião e Mayotte.

A capital, Paris já foi uma cidade romana. Hoje é classificada como Alpha+ no ranking de cidades globais.

É um dos cinco países dotados de armas nucleares, reconhecidos pelo tratado de não proliferação desse tipo de armamento. É também membro permanente do conselho de segurança das Nações Unidas.

A França também é país-membro do G7, do G20 e da União Européia.

Uma declaração de 9 de maio de 1950, pelo ministro francês de assuntos estrangeiros, Robert Schuman, é considerada o texto-fundador das Nações Unidas.